Project Description

Preenchimentos

O reconhecimento da importância da perda de volume como parte do envelhecimento facial tem levado a um crescente interesse por preenchimentos cutâneos, que se tornaram uma das técnicas de maior interesse por parte dos médicos e pacientes devido, entre outros fatores, à sua fácil execução e aos resultados surpreendentes.

O que são?

São substâncias capazes de repor a perda de volume e de gerar estímulo à produção de colágeno, ditas substâncias preenchedoras.

Quando são usadas? 

São usadas para conferir volume em regiões alteradas pelo processo de envelhecimento e para reestruturar as formas e contornos corporais, suavizando ou até removendo rugas superficiais e sulcos profundos da face. Outras indicações incluem cicatrizes atróficas, traumáticas e de acne; aumento do volume labial; e perda de gordura subcutânea do dorso das mãos, etc. É o profissional médico quem determinará a indicação mais adequada para você.

Quais os materiais mais utilizados?

As rugas não são todas criadas igualmente; elas aparecem de muitas formas e tamanhos, e, desse modo, não há um agente que seja adequado para todos os tipos de defeitos. A escolha de um implante dérmico ou subcutâneo apropriado, seja ele temporário ou permanente, (líquido, semisólido ou sólido) requer o conhecimento dos materiais disponíveis e suas características. Os agentes incluem enxertos autólogos de gordura, derivados de ácido hialurônico (Juvederm®, Restylane®, Perlane®) e materiais sintéticos (Radiesse®, Sculptra®, ARTEFILL®).

A seleção do agente depende do tamanho, profundidade e localização do “defeito”.

Como é a aplicação?

Os agentes são injetados dentro da derme ou da gordura subcutânea através de aplicações seriadas ou por técnicas de aplicação única. Substâncias preenchedoras podem ser usadas como monoterapia ou em combinação às outras técnicas injetáveis de rejuvenescimento ou procedimentos cirúrgicos.

Qual a durabilidade do procedimento?

A durabilidade está diretamente relacionada ao agente utilizado. Como exemplo, citamos o enxerto de gordura que tem uma durabilidade para o resto da vida a depender da quantidade de gordura integrada, ou seja, se de 10 ml injetados, 2ml se integrarem, eles em tese não desaparecem. Outro agente bastante utilizado é o ácido hialurônico, agente biológico, que tem durabilidade média de 6 meses a 1 ano.

Existe alguma contraindicação ao seu uso?

Sim. A hipersensibilidade (reação alérgica) a qualquer um dos produtos.

Quais as possíveis complicações dos preenchedores?

As complicações são técnicas dependentes ou materiais relacionados, e incluem reações de hipersensibilidade, formação de granuloma (reação de corpo estranho), irregularidades do contorno e oclusão vascular com possível necrose de tecidos.

Informações adicionais

Os pacientes devem sair da consulta com uma adequada compreensão das indicações e técnicas, vantagens e desvantagens, e riscos inerentes a cada procedimento, com uma estimativa do custo financeiro e tempo de recuperação.

ALERTA 

O resultado da aplicação dos preenchedores depende de quem manipula e aplica o produto, devendo assim ser realizada por profissional qualificado. Faça uma avaliação e aproveite os benefícios desse procedimento isoladamente ou associado a outras cirurgias plásticas.