Project Description

Toxina Botulínica

O que é?

Botox® é o nome comercial mais conhecido da toxina botulínica tipo A, que é uma proteína que causa relaxamento muscular no local onde é injetada.

Quais são os resultados possíveis?

Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Como consequência dessas contrações, com o passar do tempo a atividade desses músculos provoca o desenvolvimento de linhas de expressão profundas, tais como as linhas da testa, os pés de galinha e os vincos entre as sobrancelhas. A toxina botulínica tipo A é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário, e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

O efeito é imediato?

Os efeitos começam a aparecer por volta de 48 horas, sendo que a paralisia total dos músculos tratados acontece após 10 dias.

Quanto tempo dura o efeito da Toxina Botulínica?

A duração do efeito é muito variável, em geral de 4 a 6 meses, sendo que em fumantes e pessoas que praticam esportes intensos a duração costuma ser menor.

Quais as marcas de fabricação de toxina botulínica existentes?

Existem várias marcas disponíveis no mercado e com isso diferentes preços desse produto. A atração por preços mais baratos pode resultar na utilização de produtos com origem e qualidade duvidosas, com consequente perda de resultado no tratamento. Damos preferência para as toxinas líderes de mercado, a saber, a marca Botox®, pioneira e fabricada nos Estados Unidos, e a marca Dysport®, toxina da empresa Galderma, fabricada no Reino Unido. Não existem cremes ou formulações com toxina botulínica.

A aplicação deixa alguma marca?

A aplicação de Toxina Botulínica é realizada através de uma seringa de insulina, com uma agulha muito fina, e o volume total injetado para tratamento de uma face é de 1 ml; portanto as marcas deixadas são pequenas punções da injeção que desaparecem completamente após cerca de 2 a 3 horas, não deixando marcas após a aplicação. Pequenos hematomas são muito raros e desaparecem após alguns dias.

Existe alguma contraindicação ao uso de Toxina Botulínica?

Sim. A saber: infecção no local da aplicação, gravidez, doença neuromuscular (ex: miastenia gravis), uso de antibiótico amino glicosídeo e uso de anticoagulantes.

Quais os riscos?

A aplicação é quase isenta de riscos, se realizada dentro da técnica. Porém alguns efeitos colaterais podem ocorrer, tais como: assimetria de sobrancelhas (facilmente tratada com pequeno retoque); queda da pálpebra (normalmente ocorrendo por difusão excessiva do produto injetado e desaparecendo após algumas semanas); hematomas, (desaparece após alguns dias); alergia (raríssimo).

Informações adicionais:

A aplicação dura em torno de 10 minutos e pode ser feita com uso de cremes anestésicos que diminuem o desconforto (já muito pequeno) da aplicação.

As atividades físicas estão liberadas no dia seguinte à aplicação e pede-se ao paciente evitar contrações excessivas da região aplicada.

No dia da aplicação o paciente deverá deitar-se somente após 4 a 5 horas do procedimento.

ALERTA

O resultado da aplicação da toxina botulínica depende de quem manipula e aplica o produto, devendo assim ser realizada por profissional qualificado. A diluição do produto deve ser aquela recomendada pelo fabricante e nem todos os pacientes recebem a mesma dose da toxina, pois a força muscular e o objetivo da aplicação são diferentes para cada pessoa.

Faça uma avaliação e aproveite os benefícios desse procedimento isoladamente ou associado a outras cirurgias plásticas.